TECNOLOGIA

Primeira versão do Android P deve chegar ainda em março

android-p-jp

Alguns usuários poderão ter acesso à nova versão do Android muito em breve. De acordo com o jornalista especializado em celulares Evan Blass, o Google deve lançar uma “developer preview” (versão prévia para desenvolvedores) do sistema operacional ainda na metade do mês de março.

Blass tem um longo histórico de estimativas precisas quanto aos lançamentos da indústria. A data sugerida por ele também dá uma dica sobre o possível nome do novo Android. Isso porque o dia 14 de março é conhecido nos Estados Unidos como o dia do Pi (o número irracional π), já que a data é escrita por lá como 3/14. E como a pronúncia de π em inglês é igual à de “pie” (a palavra inglesa para torta), especula-se que a próxima versão do sistema se chamará Android Pie.

Dentre as novidades que devem vir com o novo Android está uma medida que impedirá que apps acessem a câmera dos celulares em segundo plano (o que deve proteger a privacidade dos usuários). De acordo com o Engadget, o próximo Android também terá configurações otimizadas para os celulares que tenham uma “franja” como a do iPhone X na sua tela – é o caso do Zenfone 5, por exemplo.

Embora a data possa parecer bem antecipada, não é incomum que o Google libere prévias para desenvolvedores de seus novos sistemas com essa antecedência. A prévia do Android 8 foi lançada no dia 21 de março do ano passado; o Android N, por sua vez, já tinha duas prévias em abril de 2016.

Por outro lado, a empresa continua com problemas para levar seus novos sistemas a todos os usuários. De acordo com as últimas informações de distribuição do sistema que ela liberou, apenas 1% dos dispositivos têm a versão 8.0 do Android; embora a versão 7.0 seja atualmente a mais comum, versões anteriores, como a 6.0 e até a 5.0, ainda são muito populares, o que causa uma fragmentação preocupante no ecossistema.

Fonte: OlharDigital

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp