ENTRETENIMENTO

Orquestra Infantil da Paraíba fará dois concertos natalinos no Espaço Cultural

OIEPB

A Orquestra Infantil da Paraíba (OIEPB) fará dois concertos que contarão com um repertório totalmente dedicado ao período natalino. As apresentações acontecem neste sábado (14), às 16h, e na próxima quarta-feira (18), às 20h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural.

Com regência do maestro Marcelo Vasconcelos, os concertos de Natal terão como solistas os músicos Elise Heráclito, Bianca Targino e João Pedro Nobre. As apresentações terão início com “Jesus, Alegria dos Homens”, uma das mais famosas músicas do compositor alemão Johann Sebastian Bach, considerada um verdadeiro hino, oração do amor e da alegria.

Em seguida, terá a “Pastoral pela Noite de Natal”, parte integrante do “Concerto Grosso Opus 6, nº 8”, obra orquestral do compositor italiano Arcangelo Corelli, que terá a participação, como solistas, dos violinistas Elise Heráclito e Bianca Targino, e do violoncelista João Pedro Nobre.

“Sinfonia dos Brinquedos”, do compositor austríaco Joseph Haydn, vem logo depois. O programa continua com a execução de “Valsa das Flores”, do compositor russo Tchaikovski; “Sininhos de Natal”, compositor anônimo, e “Noite Feliz”, do austríaco Franz Xaver Gruber, essas duas últimas com arranjos de Norma Romano, primeira maestrina da OIEPB.

Marcelo Vasconcelos comemora o fato da Orquestra Infantil da Paraíba encerrar mais um ano de sua história. “Por mais um ano, conseguimos manter a tradição de um trabalho digno em educação e produção de música de concerto”, comentou.

O maestro destacou a importância do programa de fim de ano, com obras originais do repertorio tradicional da Europa dos séculos XVII, XVIII e XIX, além de canções natalinas famosas. “Teremos o orgulho de apresentar a Sinfonia dos Brinquedos, famosa obra com três movimentos atribuída a J. Haydn/Leopold Mozart, composta para orquestra e seis brinquedos: cuco, rouxinol, matraca, tambor e duas trombetas”, explicou.

A Orquestra Infantil da Paraíba foi fundada pela Professora Izabel Burity e coordenada pela maestrina Norma Romano de 1986 a 2014. A maestrina foi quem motivou a criação da OIEPB, aperfeiçoando e popularizando o ensino da música e contribuindo para uma sólida formação orquestral dos músicos que pretendessem continuar na carreira profissional.

Secom PB

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp