NOTÍCIAS

Nasa alerta: Asteroide gigante passará próximo da Terra nesta quinta-feira

asteroide

A Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) emitiu um alerta informando que um asteroide gigante passará perto da Terra nesta quinta-feira (26). Com nomenclatura oficial de “310442 (CH59 2000)”, o asteroide tem aproximadamente 600 metros de diâmetro, segundo a Nasa.

O objeto espacial foi considerado “potencialmente perigoso” pelos cientistas. De acordo com a Nasa, o CH59, do grupo Aton, trafega com uma impressionante velocidade de 44.172 km/h.

A agência norte-americana afirma que o asteroide estará a 2 milhões de quilômetros em torno das 4h54 (horário de Brasília) desta quinta-feira (26).

Contudo, a menor distância do asteroide em relação a Terra não vai superar os 7.291.400 quilômetros, de acordo com a Nasa. Isso é cerca de 19 vezes a distância entre a Terra e a Lua. A trajetória atual que segue o curso do objeto espacial indica que não deverá trazer perigo à Terra durante, pelo menos, mais um século.

Mesmo assim, o alerta deve ficar ligado. “Ao longo de muitos séculos e milênios, esses asteroides podem evoluir e chegar a cruzar a órbita da Terra. Por isso, é prudente monitorá-lo nas décadas a seguir para estudar como a órbita que descrevem pode estar mudando”, disse Paul Chodas, diretor da Nasa, à revista Newsweek.

Pelas redes sociais, as pessoas mostram preocupação e bom-humor com a notícia.

Band Notícias

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp