NOTÍCIAS

Sancionada Lei Romeo Mion, que cria carteira de identificação para autistas

romeo_mion

Foi sancionada, nesta quarta-feira (8), a “Lei Romeo Mion”, que cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A sanção foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (9).

A lei, que leva o nome do filho do apresentador Marcos Mion, prevê a criação da Ciptea para facilitar o atendimento prioritário a pessoas com Transtorno do Espectro Autista no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

A Ciptea será expedida pelos órgãos responsáveis pela execução da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, mediante requerimento, acompanhado de relatório médico, com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).

O texto prevê também que os estabelecimentos públicos e privados poderão valer-se da fita quebra-cabeça, símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista, para identificar a prioridade devida às pessoas com transtorno do espectro autista.

clickpb

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp