TECNOLOGIA

Lua passará em frente a Saturno nesta quinta-feira

20200219011726_1200_675_-_lua_e_jupiter

Na próxima quinta-feira (20), será possível testemunhar um evento astronômico bastante intrigante: a Lua passará por Saturno, provocando um “eclipse” no planeta. Após a Lua de Neve, a primeira superlua de 2020, este é o próximo fenômeno envolvendo o nosso satélite natural.

Anteriormente, nos dias 18 e 19 de fevereiro, foi possível ver a Lua passando à frente de Marte e Júpiter. Esse evento é chamado de ‘Ocultação pela Lua’, e ocorre quando o astro passa à frente de outro. Um bom exemplo disso é o eclipse solar, quando a Lua passa pelo Sol.

Mesmo com o evento ocorrendo, isso não significa que ele poderá ser visto de qualquer lugar. A questão é que os planetas permanecerão escondidos atrás do nosso satélite natural. Será possível acompanhar o fenômeno a olho nu, no entanto, para vê-lo com mais clareza, é necessário a utilização de um telescópio ou um excelente par de binóculos – isso, para quem acordar bem cedo.

Para César Fuentes, astrônomo do Centro de Astrofísica e Tecnologia Relacionados, o acontecimento se trata de um fenômeno “não tão comum, porque o período de órbita de Marte, Júpiter e Saturno são extensos”, isso impediria que eles estivessem posicionados de forma que a Lua passasse por cada um deles em dias seguidos.

Para mostrar a posição que cada planeta vai estar da Lua, a Associação de Astronomia Salvadorenha divulgou uma imagem que detalha como será a visualização de cada um dos fenômenos do ponto de vista de El Salvador, na América Central.

Vale lembrar que essa é apenas uma ilustração para mostrar como o fenômeno deve ocorrer. A posição de cada um dos planetas, bem como sua visualização é alterada de acordo aos diferentes locais do planeta.

Infelizmente, como informado, os eventos envolvendo Marte e Júpiter já ocorreram. No entanto, Saturno ainda pode ser visto bem próximo da Lua no período que antecede a manhã de quinta-feira.

olhar digital

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp