TECNOLOGIA

Projeto da PB é finalista em maratona nacional de tecnologia da Unicef

LabBolso-FPB-696x461

O Projeto Lab de Bolso, desenvolvido por uma equipe de alunos e uma professora do Instituto federal da Paraíba (IFPB), campus João Pessoa, está na final da Maratona Unicef Samsung. A competição acontecerá nos dias 22 e 23 de abril, em São Paulo. O evento tem o objetivo de promover o desenvolvimento de protótipos de aplicativos, que podem ser usados por professores e estudantes do ensino médio de escolas públicas.

O Lab de Bolso é um aplicativo que auxilia no processo do ensino da química ao apresentar simulações de experimentos para o aluno, através do celular. O projeto é de autoria dos estudantes de Engenharia Elétrica Andressa Theotônio, Calebe Oliveira e Richard Sidney e do aluno do curso técnico Integrado em Eletrotécnica Leonardo Matheus, com a orientação da professora Valéria Cavalcanti.

O aplicativo traz vídeos de experimentos, como a mudança do estado físico da água (sólido, líquido e gasoso), e deve disponibilizar outros assuntos abordados na disciplina de química no ensino médio, previstos na Base Nacional Comum Curricular.

“A ideia é tentar passar para eles a sensação do experimento, mesmo que virtual, já que nem todos os alunos do ensino médio de escolas públicas têm acesso a um laboratório”, comentou a professora Valéria.

Todo conteúdo é gravado nos laboratórios do campus João Pessoa, com o auxílio da professora de Química Andréa Lucena, e editado pelos alunos. O Lab de Bolso é o único projeto da Paraíba entre os 20 melhores, visto que mais de 500 foram enviados para a maratona Unicef Samsung.

Agora, o piloto do aplicativo está em fase de teste e em breve vai ser avaliado por alunos do primeiro ano dos cursos técnicos Integrados do campus João Pessoa, antes de ser apresentado na maratona.

“No evento, a gente vai receber bastante feedback de especialista, tanto em tecnologia, quanto em educação. Então o que queremos é colher toda essa contribuição para poder melhorar o app e ampliar a aplicação dele para o nosso público alvo”, acrescentou a aluna Andressa.

Após a etapa de testes e melhorias, o Lab de Bolso será ser disponibilizado para download gratuito na Play Store dos smarthones.

portal correio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp