NOTÍCIAS

Projeto Ruartes amplia refeições a pessoas em situação de rua em vários pontos da Capital

entregaalimento_ruartes_foto_dayseeuzebio-5-1024x683

Na manhã deste sábado (28), o Serviço Especializado em Abordagem Social (Ruartes) entregou 200 refeições a moradores de rua. O serviço é ligado à Diretoria de Assistência Social (DAS), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e tem como objetivo assegurar o atendimento às pessoas em situação de rua, visando construir um caminho para saírem dessas condições. À noite, haverá a distribuição de jantar a esta população.

A coordenadora do projeto, Amparo Santos, contou que estão sendo distribuídos em pontos nos bairros dos Bancários, Mangabeira, Valentina e no Centro da cidade almoço e jantar todos os dias. As quentinhas são feitas nas cozinhas comunitárias da Prefeitura e durante os dias de semana as refeições são consumidas nos Restaurantes Populares, de forma gratuita para as pessoas em situação de rua.

“Diariamente atendemos cerca de 250 pessoas e com a incidência do coronavírus, ampliamos a entrega diária de almoço e jantar. O café da manhã é servido no Centro Especializado Para População em Situação de Rua (Centro POP), onde essas pessoas tomam banho e recebem um kit de higiene contendo sabão, álcool em gel e máscara, além das orientações sobre a covid-19”, explicou.

A moradora de rua, Fabiola Ludgero, falou da importância desse trabalho que a Prefeitura tem com as pessoas carentes e se diz bastante acolhida por eles. “Nós que moramos na rua sabemos o quanto esses momentos são importantes para nós, pois nos sentimos acolhidos e lembrados, ainda mais agora com essa doença. É uma relação de amizade”, declarou.

Além desse serviço, o Ruartes e o Consultório de Rua da Secretária de Municipal de Saúde (SMS) estão reforçando a distribuição de kits de higiene pessoal, vacinação contra a gripe para maiores de 60 anos, acompanhamento à saúde mental e orientações sobre medidas preventivas para não disseminação do vírus.

Ruartes – é um projeto que visa o resgate da cidadania através de atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidade, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares, que viabilizem a construção de novos projetos de vida.

Secom-JP

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp