NOTÍCIAS

Capital pode ter chuvas com risco de nível alto; mais 15 municípios estão em alerta vermelho

whatsapp-image-2019-06-13-at-09.57.47

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alerta neste sábado (23) com o aviso de chuvas com risco de nível alto e a previsão é de mais precipitação ao longo do dia em João Pessoa.

A capital já registrou chuvas de 150 milímetros nas últimas 24 horas. Por causa disso, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil segue em alerta e com as equipes nas ruas desde as primeiras horas da manhã deste sábado (23). O órgão reforça que caso a população precise de atendimento, ligar para o número 0800-285-9020.

A cidade de João Pessoa já registrou chuvas de 150 milímetros nas últimas 24 horas. Por causa disso, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil segue em alerta e com as equipes nas ruas desde as primeiras horas da manhã deste sábado (23). O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alerta com o aviso de chuvas com risco de nível alto e a previsão é de mais precipitação ao longo do dia. A Defesa Civil reforça que, caso a população precise de atendimento, ligar para o número 0800-285-9020.

“A Defesa Civil já está em alerta e com equipes nas ruas desde as primeiras horas desta manhã. Essa quantidade de chuva de 146 milímetros é muito alta, com previsão de pontos de alagamentos na cidade. A última grande chuva desse mês foi de 124 milímetros no dia 15. A população precisa ficar em alerta e nos acionar pelo telefone 0800-285-9020 para alguma emergência, principalmente as pessoas que moram em comunidade ribeirinhas”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela.

Noé Estrela ainda ressaltou que todas as secretarias da Prefeitura Municipal de João Pessoa também estão em alerta. “Nós temos o projeto ‘João Pessoa em Ação’, que conta também com o trabalho das secretarias de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Semob e Emlur. Já acionamos todas elas para ficar em alerta máximo durante todo este sábado”, disse.

Semob – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) também fica alerta em caso de chuva intensa. Se um condutor precisar acionar os agentes para semáforos apagados ou ruas intransitáveis por alagamentos, é só ligar para o Centro Operacional de Trânsito e Transportes (COTT). Os telefones são 3218-9420 ou 98760-2134 (whatsapp).

Por outro lado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo de acumulado de chuva em João Pessoa e mais 16 cidades da Paraíba. O alerta foi emitido às 7h deste sábado (23) e segue até às 23h59 ainda deste sábado.

Também foram emitidos um alerta laranja de perigo para 51 municípios e um alerta amarelo de perigo em potencial para 55 cidades paraibanas.

O Inmet diz que pode chover entre 60 milímentos por hora ou acima de 100 milímetros por dia. Também existe grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.

Confira os municípios do alerta vermelho

Bayeux
Baía da Traição
Cabedelo
Capim
Conde
Cruz do Espírito Santo
Cuité de Mamanguape
Itapororoca
João Pessoa
Lucena
Mamanguape
Marcação
Pedras de Fogo
Rio Tinto
Santa Rita
Sapé
Alhandra

Redação/Secom/JP

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp