NOTÍCIAS

Barreiras em Mangabeira registram 78 casos de coronavírus em dois dias

1-7-696x497

As barreiras sanitárias implementadas pela Prefeitura de João Pessoa no bairro de Mangabeira registraram 78 testes positivos de coronavírus em dois dias. O maior bairro da Capital, que fica na Zona Sul, lidera com mais de 200 casos da Covid-19 na cidade, doença provocada pelo novo vírus. Cristo (188) e Manaíra (169) completam o top 3 de bairros com mais casos; veja aqui.

O primeiro dia da chamada ‘Operação Proteção’ fez, nessa quarta (27), 250 testes de Covid-19, com 23 positivos e 227 descartados. A ação ainda visitou 22 estabelecimentos comerciais, notificou 19 e fechou 8 por não fazerem parte dos serviços essenciais. Nesta quinta-feira (28), a Operação Proteção ocorreu em três pontos de Mangabeira e identificou 55 testes positivos, enquanto outros 275 foram descartados, em um total de 330 testes.

A Operação Proteção está ocorrendo em vários locais da cidade para reforçar as medidas de isolamento social, mas segue até esta sexta-feira (30) somente em pontos de Mangabeira, por ser o bairro mais populoso de João Pessoa, com 76 mil habitantes.

A ação é realizada de forma conjunta entre as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Urbano, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Segurança Urbana e Cidadania, junto com o apoio do Procon-JP e Defesa Civil.

Isolamento segue abaixo do recomendado na Capital

A cidade de João Pessoa registrou um isolamento social de 43,9% nessa quarta-feira (27). O índice tem registrado queda desde o início da semana, se afastando da meta de 70% prevista pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o combate seguro da pandemia da Covid-19.

Na terça-feira (26), o índice da Capital estava em 44,5% e, na segunda-feira (25), 45,8%. Os dados, no entanto, seguem superiores aos estaduais e nacionais, que também têm apresentado redução.

Os números têm sido aferidos pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) como forma de embasar ações de prevenção à Covid-19 na Capital. O estado da Paraíba apresentou nessa quarta-feira um isolamento de 42%. Já em todo o Brasil, foi verificado um índice de apenas 41,1%.

Os bairros com menor isolamento em João Pessoa são Indústrias (30,4%), Alto do Céu/Mandacaru (30,3%) e Rangel (36,4%). Na outra ponta, com os melhores índices de isolamento, estão Torre (54,7%), Altiplano (54%) e Jardim Cidade Universitária (53,8%).

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp