NOTÍCIAS

Secretário pede bom senso e orienta população sobre bloqueios em João Pessoa

bloqueio-1024x768

O secretário de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb), Zennedy Bezerra, explicou como funcionarão as barreiras em João Pessoa, que já estão implementadas de forma educativa a partir desta segunda-feira (1º).

“Estamos cumprindo o decreto que institui políticas para o isolamento social rígido, com foco na circulação de veículos e pessoas. Não é uma barreira sanitária, é um bloqueio para inibir a circulação de pessoas. Até terça-feira vamos fazer um trabalho educativo em dez pontos da cidade de forma fixa e duas volantes na Ministro José Américo de Almeida (Beira Rio) e Epitácio Pessoa e outra nas três avenidas de Mangabeira onde foram feitas as barreiras sanitárias”, explicou.

De acordo com Zennedy, serão distribuídas máscaras que é um item obrigatório em espaços públicos e privados similares a públicos como farmácias e mercados.

“O trânsito de João Pessoa está sendo todo monitorado pela Semob e Detran”, disse.

De acordo com Zennedy, os bloqueios também irão apreender veículos com licenciamentos atrasados, para tirar de circulação quem estiver de forma irregular.

A respeito das exceções, o secretário explicou que quem trabalha em serviços essenciais estão liberados, precisando apenas apresentar uma declaração do empregador e identidade, assim como o próprio empregador pode apresentar uma autodeclaração. Caso precise se deslocar a uma padaria ou farmácia, a pessoa deve apresentar comprovante de residência e identidade. “O que vai prevalecer é o bom senso, pedimos mais do que compreensão da população, uma atitude, não é possível que alguém saia de Mangabeira para o Centro dizendo que está indo a uma padaria”, disse.

A partir de quarta-feira a dinâmica muda e em vez de orientação, as blitzen vão punir. Caso haja descumprimento, pode acarretar em pagamento de multa, pois o decreto remete aos códigos civil e penal. “Quem descumprir o decreto em relação à crise pandêmica pode sofrer multa e detenção, mas estamos evitando prisões, nesses dias de isolamento em João Pessoa ninguém foi conduzido à delegacia, nem quem estava descumprindo as medidas de isolamento na orla ou mesmo comércios não essenciais, nenhum empresário foi preso a não ser que haja desacato grave.

Campina Grande

Em Campina Grande, os bloqueios vão até a quarta-feira devido a um feriadão antecipado pela prefeitura. Foi decretado um minilockdown e a circulação de pessoas só é permitida em emergências. Diversas ruas foram interditadas para inibir a circulação de pessoas e o transporte público está fechado.

Veja os trechos interditados.

Paraiba.com.br

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp