ESPORTE

Campeão de vôlei de praia, paraibano Álvaro Filho revela ter vencido o covid-19 e faz campanha por doação de plasma

alvaro_filho

O atleta paraibano e campeão de vôlei de praia Álvaro Filho revelou que teve diagnóstico positivo para covid-19 em maio. Garantido para os Jogos Olímpicos de Tóquio, o atleta contou que já está curado, além de ter feito doação de plasma para pesquisas.

“Pouca gente sabe, mas eu contraí o coronavírus, mesmo respeitando o isolamento social. Mas eu estou bem. Já faz mais de 30 dias que estou bem. Estou passando aqui pra deixar uma coisa bem bacana: a primeira é que o hemocentro está com o banco de sangue bem baixo e a demanda é grande. A segunda é para quem já contraiu o coronavírus e está curado. Você também pode ajudar a curar o vírus. A UFPB (Universidade Federal da Paraíba), junto com o Hemocentro, está recebendo o plasma sanguíneo dessas pessoas para ajudar no combate da COVID-19”, disse Álvaro, em postagem no Instagram.

Segundo ele, a ideia da doação surgiu após ler mensagens de amigos nas redes sociais.

Álvaro está em João Pessoa, enquanto Alison segue em Vitória, no Espírito Santo, enquanto os treinos do time não são retomados.

Critérios de inclusão do Doador de Plasma:

  • Cumprir os critérios estabelecidos para doação de hemocomponentes
  • Apresentar evidência de infecção prévia por SARS-CoV-2 comprovada por RT-PCR ou Teste sorológico positivo
  • Estar assintomático por pelo menos 30 dias, sendo necessário apresentar negatividade de teste molecular para SARS-Cov-2
  • Ser Homem ou mulher nuligesta (para redução do risco de Lesão Aguda Pulmonar Relacionada à Transfusão – TRALI)
  • Titulação de anticorpos IgG contra SARS- CoV-2 de no mínimo 1:80
  • Apresentar o peso referente ao sexo masculino e feminino conforme a Portaria Consolidação n° 5 , de setembro de 2017/MS
  • Não ter doado plasma nos últimos 7 dias
  • Ter mais de 18 anos

ClickPB

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp