POLITICA

Deputados aprovam auxílio emergencial para profissionais da cultura

Sessão-remota-na-AL-nesta-quinta

Parlamentares aprovam, durante sessão remota na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei 1.756/2020, que autoriza o Governo da Paraíba a implantar Programa de Auxílio Emergencial que beneficia os profissionais de cultural, durante calamidade pública devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

De autoria do deputado Jeová Campos (PSB), a proposta, batizada como Lei Zabê da Loca (uma artista já falecida de Monteiro), contempla também os trabalhadores de espaços culturais, como teatros independentes, escolas de dança e de artes, cineclubes e centros culturais.

O texto prevê que esses profissionais do setor cultural, que atuem em áreas de produção, promoção, técnica ou cênica, sejam beneficiados com o recebimento do Auxílio Emergencial.

O presidente da AL, deputado Adriano Galdino e o deputado Chió apresentaram emendas modificativas, que, além de fixar o valor do auxílio em R$ 600, inclui também os artistas circenses. O deputado Jeová campos destacou que a lista de eventos culturais cancelados, transferidos ou adiados não para de crescer e a proposta apresentada visa minimizar os graves efeitos, das necessárias medidas de distanciamento social, no meio cultural. “A vida de um povo é expressa pela sua cultura. A primeira cena que se fechou na Paraíba foi pra esses trabalhadores e provavelmente será a última cena a ser aberta”, ressaltou Jeová.

paraiba.com.br

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp