NOTÍCIAS

Circulação de ônibus poderá voltar no começo de julho em João Pessoa

passageiros-onibus_TV-CORREIO-696x551

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, se reuniu, na tarde dessa segunda-feira (22), com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Sintur) para discutir as estratégias de formulação do protocolo de retomada da circulação de ônibus. O serviço está suspenso desde o dia 21 de março, quando começaram as medidas de prevenção ao novo coronavírus. Apenas profissionais e trabalhadores da área da saúde, que estão na linha de frente de combate à pandemia, podem usar o transporte.

No dia 15 de junho, João Pessoa deu início à primeira etapa plano de flexibilização, que manteve os ônibus fora de circulação. Para as etapas seguintes, a prefeitura informou, sem mais detalhes, que novos protocolos seriam estudados, abrindo margem para interpretação de que o serviço pode retornar, mesmo que parcialmente, na segunda fase da flexibilização, que começa em 30 de junho.

“Recebemos todo o material proposto pelo setor de transportes com relação às novas normas, ao protocolo que está sendo sugerido. A prefeitura tem feito esse acompanhamento passo a passo para que possamos fazer o retorno seguro e sem jogar fora todo o esforço que foi feito não só pela nossa gestão, mas também pelo povo de nossa cidade. Nossa ideia é dar passos seguros que garantam a preservação da vida e saúde de nosso povo”, afirmou Luciano Cartaxo, após a reunião com o Sintur.

Segundo o prefeito, a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) irá avaliar as propostas do setor e alinhá-las às normas de segurança estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e aos protocolos estabelecidos na Capital pela Secretaria de Saúde (SMS), feitos por médicos e sanitaristas. Todas as ações a serem adotadas no retorno da circulação dos ônibus, assim como de outros setores, se dará mediante análise de avaliação de risco.

portal correio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp